Meu cachorro pegou leishmaniose... e agora?

Sou dona de dois lindos cachorros (na verdade três moram em casa, mas um não é meu) e sempre cuidei muito deles.

Recentemente um deles começou a apresentar perda de pelos, coceira, e algumas feridas... achei que fosse sarna e tratei com banhos e cremes próprios.

Não era sarna... ele começou a piorar dia após dia. Feridas enormes começaram a aparecer. No começo tentei negar... pensei em alergia por causa da ração, qualquer outra coisa, mas não leishmaniose.



A situação chegou em um ponto insustentável e tive que levá-lo ao veterinário. Mas aí ficou a dúvida... que veterinário levar? Tive que escolher um veterinário que quisesse tratar e tivesse habilidade para isso. Com um pouco de pesquisa consegui encontrar uma veterinária capacitada em outra cidade. Liguei lá para me informar mais e levei ele.



Durante a consulta ela fez um teste rápido com uma gota de sangue dele e o resultado foi positivo. Em seguida ela me explicou que aquele teste era preliminar e que faria outros exames. Colheu o líquido da articulação da pata traseira, que segundo ela seria usado para determinar a quantidade de flebótomos (o bichinho da leishmaniose) ele tinha no corpo.

Os sintomas que meu cão apresentou fora:

  • Feridas nas articulações,
  • Feridas pelo resto do corpo,
  • queda de pelo,
  • crescimento de unhas.


Sobre a possibilidade de tratar ou não ela me explicou que só recomendava a eutanásia (o sacrifício) do cãozinho quando:


  • O dono pede (só se não tiver coração);
  • Quando o cão apresentasse comprometimentos renais que não pudessem ser tratados; 
Disse que a quantidade de feridas no corpo não significava nada, o que importava realmente era a condição dos órgãos internos do cachorro. Meu cão não apresentava comprometimentos renais (para saber observe se a urina do cãozinho está amarela) e por isso ela disse que o tratamento seria possível e tinha chances de melhoras ótimas. (Na verdade isso foi confirmado no dia seguinte, quando saíram os resultados dos exames)

Ela passou um tratamento baseado em medicamentos que "curariam" as feridas do cachorro e um medicamento específico que "estagnaria" a leishmaniose.  Os medicamentos para as feridas vão ser administrados durante um mês e o específico para a leishmaniose durante dois anos, quando ela irá reavaliar e verificar se ele pode parar de tomar ou deve continuar. Além disso ela fará um outro tratamento com a vacina da leishmaniose, que deverá ser dada de tempos em tempos. Vou me informar mais com ela sobre o porque desse tratamento e trago para vocês. 

Além disso ela disse que cães com leishmaniose costumam ser mais suscetíveis a anemia por isso ela recomendou incluir duas colheres de sopa de fígado de galinha na dieta dele. 

Ela me passou também um shampoo chamado Pety Dermyl específico para dermatoses que ajudaria  a curar as feridas e mantê-las sem as temidas 'bicheiras".

Faz 5 dias que iniciei o tratamento e as melhoras foram ótimas:
  • Meu cachorro está mais animado;
  • As feridas pararam de surgir;
  • As que já haviam estão cada dia mais secas.
A parte mais difícil até agora foi dar banho nele e ter que limpar as feridas. O sofrimento dele foi nítido. Ministrar os remédio têm sido algo muito fácil, pois ele sempre comeu muito bem e basta enrolar em um pedacinho de pão que o remédio desce muto bem.

Amanhã vou levá-lo novamente para iniciar o tratamento com a vacina e trago mais informações para vocês!!! Qualquer dúvida estou aqui para responder  e ajudar até onde eu puder...


Fonte das imagens:
1 2 3

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada por estar lendo este blog. Seu comentários serão muito apreciado, principalmente se vier acompanhado de sugestões ou outras coisas úteis que possam nos ajudar a melhorar cada vez mais.

Seja Feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

up